domingo, 27 de fevereiro de 2011

Reflexos do Individual na Escola

A escola é palco de diversos acontecimentos, abrindo espaço para o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo. O sujeito, neste ambiente, coloca-se como aprendente de tudo que vê, ouve, observa em interação com ensinantes e com outros do mesmo nível, que estão com sede de crescimento. Assim se dá a construção das estruturas complexas de conhecimento, onde abarca a criança, o adolescente, o adulto e as experiências individuais que são todas refletidas no ambiente escolar.
Sempre digo que junto aos materiais escolares, a mochila leva também a bagagem de vida de cada aluno. Mesmo não presentes fisicamente, os pais comparecem à escola; hábitos; rotina; cultura; educação familiar; conflitos pessoas e intrafamiliares estão ali, influenciado positiva ou negativamente no processo de aprendizagem. Na escola acontece tudo! Progressos e percalços como: dificuldades de separação dos pequenos demonstradas no momento de adaptação ou em reações tardias (depois de algum tempo, dias, semanas ou meses, é que a criança sente falta e solicita a presença dos pais); falta de limites e intolerância a regras; ausência de disciplina e organização para com os estudos; falta de interesse advinda de uma cultura onde a família não valoriza a escola, o professor e o estudo. Agitação psicomotora, agressividade e dificuldade de concentração, deixando o aluno indisponível mentalmente para a aprendizagem e que, pode surgir a partir de desarranjos familiares, além de ser facilmente confundida com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), mas que não passa de uma "hiperatividade emocional" e de reações ao meio. É na escola também, com o início do processo de alfabetização, que limites cognitivos e déficits orgânicos tornam-se mais visíveis e pela primeira vez são discutidos, levando a busca por tratamento.
Para que a educação se dê de forma harmoniosa e sem resistências, os pais precisam encontrar o "seu" lugar na escola dos filhos, havendo uma transferência positiva e a composição de uma rede de confiança. Os professores precisam ir além do "aluno da classe" e conhecê-lo em sua totalidade, entendendo o contexto da vida de que ele faz parte e que traz consigo para a sala de aula. Quando há percalços e demandas para trabalhar, a psicologia tem fundamentos e pode vir a participar desta rede, auxiliando o aluno, a família e os professores. Família, escola e psicologia em sinergia e compactuadas em busca de saúde é uma parceria que dá certo!

Um comentário:

  1. Oi Lu!! Muito legal teu blog, vou acompanhar sempre que puder! Textos bem interessantes!

    Grande beijo, com carinho

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